05/08/2017

Escadas Externas

Quando se tem uma casa com desnível no terreno a melhor solução para acessá-la sem grandes dificuldades é instalando uma escada. As escadas externas ficam expostas ao tempo, sujeira e um índice maior de umidade. É por esse motivo que é preciso ter atenção na hora de escolher o material e o revestimento que será utilizado.

Afinal, é essencial que sejam utilizados materiais que confiram uma boa resistência tanto a chuva quanto ao tempo. É por essa razão que alguns materiais não são recomendados para a instalação de escadas na parte externa já que se degradam com mais facilidade.

Mas além de ter um apelo funcional ela também serve para embelezar a parte externa da casa ou empreendimento. Criar um elemento que seja funcional e ao mesmo tempo de fácil manutenção é fundamental para que ela seja perfeita.

Modelos de Escadas Externas para Fachada

É muito difícil imaginar que alguém decida construir uma escada externa que não seja bonita nem apresentável. Afinal, todo o cuidado com a construção também se estende a sua parte externa e consequentemente as escadas

É por isso que escolher materiais resistentes para os degraus é fundamental. Assim o acesso fica facilitado para a porta principal, varanda ou qualquer área comum.

Normalmente, nas escadas de fachada os degraus são grandes e baixos já que a altura que a casa possui não tem tanto significado. Mas juntos as escadas podem ter algum tipo de elemento decorativo.

Como se trata de ambiente externo é muito comum utilizar pequenas árvores, esculturas, pedras ornamentais e até plantas, por exemplo. Tudo vai depender somente do resultado que deseja chegar.

Granito ou mármore pode ser utilizado?

Tanto o granito quanto o mármore são bastante utilizados nos mais variados itens da casa. Soleiras, pisos e bancadas são apenas alguns exemplos que comumente podemos encontrar com esses materiais. Como são bem versáteis nada impede seu uso nas escadas externas.

Eles possuem uma resistência muito alta o que confere mais segurança. Mas atenção: a resistência do granito é bem maior que a do mármore. Se esse é um elemento essencial para a sua escada então opte por esse material.

Mais uma vantagem que o granito apresenta é com relação ao desgaste que ocorre pelo tempo ou uso. Ele é tão resistente que isso ocorre com uma menor incidência e os danos sofridos com produtos corrosivos também é menor. Assim ele não praticamente não mancha nem fica descolorido.

Quanto ao mármore tudo depende dos elementos que foram utilizados na sua composição. Sendo assim, ele pode ser mais suscetível às manchas.

Escada Externa de Concreto

Entre os materiais utilizados nas escadas externas o concreto é bastante versátil, tradicional, atemporal e bastante resistente. É por essa razão que esse material é o mais utilizado para esse tipo de escada.

Ele não fica limitado quando utilizado no exterior da casa e ainda pode ser combinado com diversos tipos de revestimento. O mais comum é que as escadas externas feitas com esse material sejam pré-moldadas.

Um dos conceitos que está na moda é o do concreto aparente principalmente quando se trata do cimento queimado. Não é a toa que ele está cada vez mais presente nos mais variados itens de decoração atualmente.

Tipos de materiais e quando usar

As escadas externas podem ser confeccionadas em materiais diferentes para atender o design do projeto. Como ela está localizada na parte externa e irá sofrer com sujeiras, sol e chuva materiais como ferro e alumínio, por exemplo, não são aconselhados.

Em compensação, existem três materiais que sempre são utilizados, pois são resistentes a tudo isso. Além do mais, eles conferem mais beleza ao projeto.

Madeira ou amadeirado

Entre todos os que são utilizados a madeira ou amadeirado é o mais versátil, pois combina com quase tudo. Casas que tenham logo na sua fachada um jardim ficam deslumbrantes com as escadas construídas nesse material.

Se o objetivo é criar um clima mais intimista ou de casa de campo ou interior essa é a melhor opção. A madeira consegue trazer isso e promover uma proximidade, aconchego a mais.

Pedras

A madeira é bastante utilizada nessas escadas que ficam na parte externa da casa. Mas além dela também são utilizadas pedras que há muito tempo que são usadas nesse tipo de construção.

Os próprios profissionais aconselham a utilização das pedras naturais. Na área que a churrasqueira está instalada, na piscina e até no quintal das casas é possível encontrar as pedras.

Por que isso? Elas oferecem mais segurança a todos que ali circulam devido as suas propriedades antiderrapantes. Mas é preciso escolher materiais que tenham uma certa rugosidade para combinar perfeitamente com o aspecto das pedras.

Concreto

É claro que o concreto não poderia ficar de fora. Esse é um material muito comum que tem sido utilizado nas escadas que ficam na parte externa da casa. Ele fica muito bem nos mais variados projetos e até pode conferir mais praticidade na hora de sua instalação.

Isso porque é comum que as escadas externas sejam pré-moldadas. Nesse caso, o material utilizado comumente em sua confecção é o concreto. Quando é assim a fábrica cria cada degrau para depois serem colocados no local que se deseja ter uma escada.

O tempo para construí-la é inferior já que somente é preciso encaixar as peças prontas. Sujeira e quebra-quebra também não estarão presentes nesse momento o que confere muito mais praticidade.

Além do mais, o concreto garante uma sustentação melhor e uma durabilidade muito superior. Ele pode ficar exposto as condições climáticas por muitos anos e ainda apresentar as mesmas características de quando foi instalado. É por essa razão que ele é uma ótima opção de material para as escadas externas.

Resumindo

É comum que as construções sejam feitas em terrenos que apresentem desníveis. Para que esse problemas sejam solucionados na parte externa é preciso escolher um dos modelos de escadas externas. Elas podem ser feitas em materiais diferentes, mas que possuam certa resistência ao tempo e ao uso.

Esse material lhe ajudou? Comente, dê sua opinião e compartilhe nossa página na redes sociais.

Uncategorized

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *